CONFEDERAÇÃO INTER - AMERICANA DE PROFISSIONAIS DE DANÇA
CONSELHO MUNDIAL DE PROFISSIONAIS DE DANÇA

 

PARA ONDE APONTAMOS...

 

A CIAD procura ter uma repercussão similar ao futebol. A F.I.F.A nucleia ao esporte mais popular do planeta, capaz de deter ao mundo por uma partida; milhões de pessoas observando a magia que deslinda um jogador profissional, o sonho de um menino! O futebol é paixão mas a dança é amor à vida, onde ao igual que no futebol se trabalha o corpo e a habilidade motora. Primeiro surgiu o movimento como expressão primordial, depois se chutou uma bola.

….

A Dança também é espiritual (para alguns), interna (demasiado para outros), individual ou coletiva (muito individual para a maioria). O futebol é coletivo, todos para um, um para todos. O esporte está organizado, a dança não. Talvez a exageração do chamado "interno" origina a desunião. A dança que vemos hoje não é a necessidade que teve o homem para se expressar. Por que essa necessidade é um dom. Se a dança é um dom, um dom psíquico, físico e espiritual, que faz ao homem melhor em todos seus estamentos, nasceu com ele... para isso...

….


O homem para ser melhor deve expressar-se com o movimento, porque somos "matéria e espírito", não é o um nem o outro, senão os dois, e a dança é isso! Que nos afastou de nossos princípios intrínsecos? Não devemos começar todo de novo? Reaprender para voltar a ensinar?. Como ao redor do fogo... uma comunidade, um povo reunia-se a dançar, unindo forças, corpo e espírito... Não é que a dança profissional volte a ser primitiva, não, senão a essência, a idéia, o conceito... porque é ela a que deve tomar a iniciativa.

….


¿Podemos mudar o mundo, devolver ao homem o dom que lhe foi obsequiado? Sim, mas devemos estar unidos para isso, unidos para lutar por estes princípios e demonstrar que sim somos importantes para a humanidade, e recém aí, após isto, olhar nos olharão diferente, já não como um hobby, senão como necessários e indispensáveis.

   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
           
                 
                 
     


             © 2009 CIAD. All rights reserved.